Líder no segmento de energia solar no Brasil

Líder no segmento de energia solar no Brasil

Em Noticia da Folha Metropolitana na edição de janeiro, A Bluesun, líder no segmento de energia solar (fotovoltaica) no Brasil. Constituída há mais de 18 anos em Pernambuco, e hoje tem revenda em vários estados do país. Desde 2010  vem trabalhando com o mercado , fabricantes e delegando cursos, a ponto de participar da regulamentação do sistema na ANEEL, tornando-se pioneira no segmento.

 Segundo o presidente da Bluesun, Leonardo Leão  que é formado em administração e foi o responsável pela iniciação do setor fotovoltaico em Pernambuco e no Brasil  havia três grandes gargalos para que a demanda começasse a surgir no país: Em primeiro lugar, foi a falta de conhecimento, ninguém conhecia o que era energia solar, então a Bluesun começou a trabalhar com campanhas, feiras, eventos e reportagens, promovendo a energia solar em Pernambuco e no Brasil. Em segundo lugar, foi a falta de mão-de-obra e a empresa disponibilizou  cursos de qualificação, treinamento, em que mais de 500 profissionais foram habilitados ao longo desses anos. Só em Pernambuco foram mais de 100 profissionais habilitados.

E em terceiro lugar, a linha de crédito. “Entre 2012 e meados de 2017, não havia nenhum incentivo e nem uma parceria no setor financeiro, ou seja, era quase que    inviável instalar o sistema”, explicou Leonardo. Com isso  a  bluesun foi buscar outros tipos de parcerias como fundo de investimento e investidores para que fosse injetado dinheiro para  o consumidor final poder ter energia solar em sua residência ou empresa. 

O empresário informou que, a partir de 2017, os bancos começaram a olhar para esse nicho de mercado e passaram a financiar projetos para o segmento de energia solar. Onde frisou todas as novas facilidades de financiamentos presentes hoje e seu preço mais  acessível do que 10 anos atrás. Além de não poluir, ser de fácil manutenção, agregar valor ao imóvel;  e diminuir em 99% os gastos mensais com energia e ainda proporciona ao usuário o seu próprio sistema de abastecimento. 

 


Leave a Reply